
"Creio no cristianismo como creio que o sol levantou-se, não só porque o vejo, mas porque por meio dele vejo tudo o mais".
C.S.Lewis
pensamentos, poemas, desafios, fé

Embora tenha havido melhorias, 44,7% das crianças e adolescentes de até 17 anos viviam, em 2008, com uma renda familiar per capita de meio salário mínimo e 18,5% de ¼ de salário mínimo.
Fonte: IBGE, outubro/2009.

“Onde está o teu tesouro, aí estará também o seu coração”, disse Jesus. O lugar do meu coração é o colo do Pai, mas os rumos que devo tomar aqui na terra nem sempre são precisos. Isso porque sou meio surdo. Não ouço muito bem as palavras do Mestre anunciando os preceitos, as cores e as promessas do Reino.
Vez ou outra me esqueço do que faz meu coração pulsar e me dedico somente a cumprir ordens e atender expectativas. A voz de Deus é que faz o coração bater, mas nem sempre é fácil dizer o que é e o que não é a voz de Deus.
Para isso, preciso trilhar uma caminhada muito mais longa e profunda, que conjuga os lados de dentro e de fora de meu coração, as palavras dos que me amam e dos sábios, e o coração do Pai revelado nas Escrituras.
A decisão de onde depositar o meu tesouro (aquilo que mais valorizo) necessita de coragem. Significa que meu coração não estará em todo lugar, nem atenderá todos os interesses e expectativas. Em muitas frentes e demandas da vida, ele simplesmente estará ausente com o nobre fim de quedar-se completamente presente
A frase de Jesus se refere originalmente ao risco de ser levado pelos rumos da ganância material (Mt 6.19-21). Dedicar minha vida a acumular tesouros sobre a terra é como construir castelos de areia na praia. Por mais bonita que a obra fique, as ondas virão e levaram consigo todo o trabalho realizado. O materialismo empobrece e confunde a caminhada.
Para caminhar com coragem é preciso, antes de tudo, discernir entre o efêmero e o perene, entre provisório e o eterno. Como começar? Esquadrinhando o coração, o único tesouro que realmente possuímos.
Lançamento do livro "O Que É Missão Integral?"
Data: 4 e 5 de outubro
Local: Igreja Presbiteriana de Viçosa, MG
Obs.: René Padilla pregará no culto à noite do dia 4 e lançará o livro à noite do dia 5.
Horário: 19:30h
Informações: (31) 3611-8500/ atendimento@ultimato.com.br
Conferência "O Que É Missão Integral"
Preletor: C. René Padilha
Data: 7 de outubro
Local: Igreja de Cristo de Jardim América – Rua Buenos Aires, s/n, Felipe Camarão, Natal, RN.
Horário: 08:00 às 12:00h
Informações: (84) 9983-4736 / 9993-8888 / leandro_amme@yahoo.com.br
Transformando a missão
Data: 8 a 10 de outubro
Local: Salvador, BA
Informações: inscricao@transformandoamissao.com.br / (71) 8107-3741/ 3183-0600 /
(75) 3614-4007 / 8817-6888 / 9172-3310



As malas estão (quase) prontas para a viagem. Hoje sigo para o Rio de ônibus. Na quarta de manhã cedo, embarco no vôo da Gol para Belém. Depois de 2 anos e meio, vou rever meu pai. Estou com saudades da família. Pena que meu tempo será curto: apenas uma semana. No entanto, aguardo com expectativas os dias que estaremos juntos; eu, meu irmão, minha sobrinha, meu pai e minha mãe.
Na bagagem, levo um livro sobre perdão. Meu coração pede a Deus que o milagre da reconciliação aconteça entre meu pai e meu irmão. A Bíblia chama isso de "mistério" e "ministério". Remendar, unir novamente o que está afastado, restaurar a forma original e, assim, permitir que haja vida novamente.
Essa deveria ser nossa luta mais forte, pela qual gastaríamos nossas forças e dons. Essa é a obra do Pai: reconciliar para si todas as coisas pelo meio de Jesus Cristo.
Só consigo imaginar o resultado disso como um grande arco-íris cortando o céu azul. A obra de Deus traz a beleza para o coração humano.
Tuas mãos, pesadas pelo vento,
São meus pássaros-guias.
Eu que sou assim, lento,
Vejo tuas cores e vias.
Seco e escuro som.
Pela rua sozinha, caminho.
Do silêncio que é bom,
Ouço palavras e um hino.
Tuas mãos, machucadas pelo tempo,
São meu vivo memorial;
Eu que sou em mim, esquecimento,
Lembro do início e do final.
Reto e obtuso tom.
Pela penumbra do destino,
De olhos, feito neon,
De dedos em meu desatino.
Tuas mãos, claras como o sol,
Descobrem todas as sombras;
Eu que sou em ti, girassol,
Sinto já o que me tomas.
Oh mãos que ajudam,
A trilhar-me, sem parar.
Faz-se eterna, terna no estar.
Tua tez é dos que amam,
Enquanto o desamparo continuar.
Escrevi este poema no dia 04 de outubro de 2008. Só agora resolvi publicá-lo.
A Páscoa não é apenas um fato, mas uma mensagem. Não é apenas a época do ano em que os israelitas repetem a singela refeição dos seus antepassados, com carne assada, pão sem fermento e ervas amargas. Não é apenas o triste dia em que um homem inocente foi morto injustamente.
Não, é muito mais que isso. É uma mensagem – profunda, única, poderosa. É a mensagem que explica a origem das coisas, que sustenta a existência, que revela uma nova justiça e que sinaliza o caminho para todos nós.
Páscoa é a mensagem de um homem que é a mensagem, que é Deus.
Nele, todo o esforço de homens santos faz sentido, porque a plenitude da verdade chega. Em seus braços ensangüentados, ela chega. E consigo traz a Boa Nova da salvação. Nele, a esperança humana se materializa na perda da vida e sua seguida ressurreição. Nele, os instantes de morte e de vida formam uma única história.
A humanidade que ora ouve, ora ensurdece-se, agora relembra o fato. Mas esquece da mensagem. A mesma humanidade que, por vezes, clama ao desconhecido pelo que já foi revelado.
Em Cristo, todos os sacrifícios de amor se encontram e se beijam. Em Cristo a última palavra da mensagem não é morte; é ressurreição.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” Hebreus 1.1-2
Nossas fragilidades não são obstáculos para a obra de Deus. Pelo contrário, são meios para ele expressar seu caráter. Neste caso, água e óleo não apenas se misturam sim como também se conjugam para criar uma receita deliciosa. Por isso, Moisés declara em sua oração: "consolida, para nós, a obra de nossas mãos". (Sl 90.17).
A principal maneira de Deus agir neste mundo é por meio do ser humano. Por isso, a igreja é tão importante e faz tanto sentido. É pos isso também que Paulo nos lembra a linha de ligação da ação salvadora de Deus que tem a humanidade como peça principal: por um homem entrou o pecado; por outro homem (Jesus Cristo), veio a salvação (Rm 5.12-17). Aliás, a maior prova desta escolha é a vinda de Deus como homem para salvar o homem.
Esse é o jeito de Deus agir. Muitos podem não concordar com ele, mas esse é o jeito de Deus. Tanto que ele resolveu se revelar em um livro escrito por homens e por meio de histórias suas com os seres humanos. A natureza, os animais, os anjos... todos eles são também meios de Deus agir, mas nenhum se iguala ao ser humano.
E é por isso também que o pecado é algo tão sério; porque afeta diretamente esta escolha de Deus. O pecado torna o ser humano confuso diante da proposta de Deus para ele. O pecado distancia a humanidade do único lugar que dá sentido a sua caminhada: o colo de Deus. O pecado afeta diretamente o homem e prejudica significativamente sua relação com Deus e com sua obra.
A vida humana é um campo aberto para o trabalho de Deus. E isso só é fascinante para nós porque o que Deus faz é coerente com a maior de todas as suas escolhas: o ser humano.
