quarta-feira, setembro 30, 2009

O Lugar do Coração

“Onde está o teu tesouro, aí estará também o seu coração”, disse Jesus. O lugar do meu coração é o colo do Pai, mas os rumos que devo tomar aqui na terra nem sempre são precisos. Isso porque sou meio surdo. Não ouço muito bem as palavras do Mestre anunciando os preceitos, as cores e as promessas do Reino.

Vez ou outra me esqueço do que faz meu coração pulsar e me dedico somente a cumprir ordens e atender expectativas. A voz de Deus é que faz o coração bater, mas nem sempre é fácil dizer o que é e o que não é a voz de Deus.

Para isso, preciso trilhar uma caminhada muito mais longa e profunda, que conjuga os lados de dentro e de fora de meu coração, as palavras dos que me amam e dos sábios, e o coração do Pai revelado nas Escrituras.

A decisão de onde depositar o meu tesouro (aquilo que mais valorizo) necessita de coragem. Significa que meu coração não estará em todo lugar, nem atenderá todos os interesses e expectativas. Em muitas frentes e demandas da vida, ele simplesmente estará ausente com o nobre fim de quedar-se completamente presente em outras. Não é egoísmo, mas humildade e sabedoria.

A frase de Jesus se refere originalmente ao risco de ser levado pelos rumos da ganância material (Mt 6.19-21). Dedicar minha vida a acumular tesouros sobre a terra é como construir castelos de areia na praia. Por mais bonita que a obra fique, as ondas virão e levaram consigo todo o trabalho realizado. O materialismo empobrece e confunde a caminhada.

Para caminhar com coragem é preciso, antes de tudo, discernir entre o efêmero e o perene, entre provisório e o eterno. Como começar? Esquadrinhando o coração, o único tesouro que realmente possuímos.

sexta-feira, setembro 25, 2009

Aviso aos navegantes

René Padilla fará o lançamento do seu livro "O que é Missão Integral?" em Viçosa (MG) no dia 04 de outubro, após o culto à noite na Igreja Presbiteriana de Viçosa.
A programação do dia 05 na cidade foi cancelada por dificuldades na reserva de passagens aéreas.

C. René Padilla no Brasil


Semana Teológica do curso de Bacharel em Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Tema: "Os 40 anos de Missão Integral"
Data: 1 a 3 de outubro
Obs.: René Padilla ministrará palestra no dia 2 (manhã e noite) e no dia 3 (manhã), quando haverá também uma mesa redonda com professores da pós-graduação da PUC, MG.
Saiba mais, clique aqui.

Lançamento do livro "O Que É Missão Integral?"
Data:
4 e 5 de outubro
Local: Igreja Presbiteriana de Viçosa, MG
Obs.: René Padilla pregará no culto à noite do dia 4 e lançará o livro à noite do dia 5.
Horário: 19:30h
Informações: (31) 3611-8500/ atendimento@ultimato.com.br

Conferência "O Que É Missão Integral"

Preletor: C. René Padilha
Data: 7 de outubro
Local: Igreja de Cristo de Jardim América – Rua Buenos Aires, s/n, Felipe Camarão, Natal, RN.
Horário: 08:00 às 12:00h
Informações: (84) 9983-4736 / 9993-8888 / leandro_amme@yahoo.com.br

Transformando a missão
Data: 8 a 10 de outubro
Local: Salvador, BA
Informações: inscricao@transformandoamissao.com.br / (71) 8107-3741/ 3183-0600 /
(75) 3614-4007 / 8817-6888 / 9172-3310

sábado, setembro 19, 2009

Não adianta


Não adianta imaginar coisas, não adianta fabricar as virtudes artificialmente, não adianta gritar sem razão, não adianta fingir ter fé, não adianta manter uma aparência e um status que, no fundo, são insustentáveis.

É preciso sentir em todos os poros a Palavra de Deus. Permitir que ela forme a nossa mentalidade, nossa maneira de ver o mundo. Para agir corretamente, é preciso conhecer a Bíblia como um todo. É preciso lê-la toda, e caminhar, sem preguiça, por todo o seu solo vasto e belo.

Não se trata de ideologias religiosas superficiais que se baseiam no "contra" sem refletir no "a favor", que se alimentam de frases de efeito e publicitárias com vestimentas espirituais. Ou de legalismos inconsequentes.

Ser diferente por ser diferente não importa. É preciso trilhar um caminho coerente do começo ao fim, que redunde em uma vida diferenciada, mas que sabe ler o mundo e a sociedade.

Essa capacidade de leitura permite visualizar a complexidade da vida, os caminhos enganosos, as relações do pecado, as necessidades urgentes, os riscos eminentes, mas também as bençãos inesperadas, as mudanças de dentro para fora, a esperança construída e legitimada comunitariamente. E, a partir disso, podemos participar da transformação de Cristo, ou em suas próprias palavras, ser "sal e luz".